WASHINGTON – O Atlantic Council nomeou hoje Peter Schechter como o diretor de seu recém-lançado Centro Adrienne Arsht para a América Latina, onde conduzira o trabalho do centro de criar novos laços políticos, econômicos e empresariais entre a América Latina, a América do Norte e a Europa. O Centro enfatizará a América Latina como parceira estratégica e econômica da Europa e da América do Norte, envolvendo-se em questões que incluem: comércio e investimento, recursos naturais e energia, fortalecimento da sociedade civil, o papel da urbanização e das cidades e o desenvolvimento de capital humano e do empreendedorismo.

Fluente em seis línguas, Schechter é um conselheiro das comunicações políticas e estratégicas internacionais, com especialização na América Latina, e com larga experiência de assessoramento de líderes políticos e corporativos ao redor do mundo. Nos últimos vinte anos, ele atuou como consultor chefe em uma série de eleições de grande relevância — gerenciando a estratégia, criando pesquisas, supervisando a publicidade e as relações com a mídia — em quase todos os países da América Latina, incluindo México, Brasil, Colômbia e Argentina. Schechter também tem sido um conselheiro sênior de comunicações para empresas latino-americanas como Techint, Polar, Visa da América Latina, Grupo Santo Domingo e Peru LNG. 

Ele é professor visitante da Faculdade de Negócios e Administração da Universidade Ben Gurion em Israel e professor adjunto da Universidade George Washington. Schechter fundou a empresa de consultoria de comunicação Chlopak, Leonard, Schechter and Associates com sede em Washington DC, atuou como vice-diretor de pessoal da Subcomissão de Instituições Internacionais de Desenvolvimento e Finanças do Congresso norte-americano, e trabalhou na Rádio Nacional Pública e no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Leia a sua biografia completa

“Com o lançamento do Centro Adrienne Arsht para a América Latina, o Atlantic Council reconhece o crescente dinamismo econômico e político da região e do seu lugar natural em uma comunidade transatlântica de valores e história compartilhados”, disse Frederick Kempe, presidente e diretor-executivo do Atlantic Council. “O espírito empreendedor de Peter Schechter, sua mente criativa e conhecimento íntimo da intersecção dos círculos políticos e empresariais da América Latina fazem dele o líder perfeito para esta iniciativa.”  

A União Europeia é o maior investidor estrangeiro na América Latina, e a região é o parceiro comercial de mais rápido crescimento dos Estados Unidos. Visto que a influência política e o dinamismo econômico da América Latina crescem, o Atlantic Council escolheu esta oportunidade histórica para defender a aceleração da incorporação da região como um parceiro em pé de igualdade no maior relacionamento econômico e comunidade de valores compartilhados no mundo. O Centro de Arsht foi fundado graças a uma doação de cinco milhões de dólares de Adrienne Arsht, grande filantropa e empresária, que reconheceu a necessidade de integrar os interesses da América Latina com os da Europa e dos Estados Unidos para criar uma rede de influência atlântica, unida em torno de princípios democráticos.

“Em Peter, encontramos um indivíduo excepcional, que é apaixonado quanto à importância do lugar da América Latina no mundo transatlântico”, disse Arsht. “Sob a liderança de Peter, o Centro Adrienne Arsht para a América Latina enfatizará a importância da América Latina dentro dos laços existentes entre a Europa e os Estados Unidos”.  

O Centro de Arsht é o décimo programa do Atlantic Council, que trabalhará em conjunto com os seus outros centros regionais e programas funcionais para avançar na missão de renovar a comunidade transatlântica para os desafios globais atuais da organização. 

Para marcar uma entrevista com Peter Schechter, ou para obter mais informações sobre o Centro Arsht, por favor, contate-nos em  press@AtlanticCouncil.org.

Related Experts: Peter Schechter